Como já é tradição nas quintas-santas a missa do Lava pés, reuniu dezenas de fiéis na Igreja Santa Terezinha para celebração da santa missa, e o rito que em todo mundo os padres realizam ao lavarem os pés dos homens.
Páginas
▼
sexta-feira, 30 de março de 2018
terça-feira, 27 de março de 2018
BISPO DE SOBRAL PEDE JEJUM DE WHATSAPP NA SEXTA-FEIRA SANTA
Durante a celebração do Domingo de Ramos, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luis Vasconcelos, fez uma sugestão ousada para o período da Semana Santa. Pediu que os católicos sobralenses aproveitassem a Sexta-feira Santa, dia de abstinência e jejum da carne, e estendesse essa abstinência ao aplicativo WhatsApp, que segundo o Bispo, tem afastado as pessoas uma das outras.
Fonte: http://sobralemrevista.blogspot.com.br/2018/03/bispo-de-sobral-pede-jejum-de-whatsapp.html
segunda-feira, 26 de março de 2018
No Domingo de Ramos, Papa adverte sobre contradições na fé
Papa Francisco celebrou na manhã deste domingo, 25, a Santa Missa do Domingo de Ramos e a 33 º Jornada Mundial da Juventude, a nível diocesano. Na liturgia que cruza histórias de alegria e sofrimento de Jesus – aclamado pelo povo como rei, e mais tarde crucificado pelo mesmo povo —, a Igreja leva o cristão a refletir, segundo o Pontífice, sobre sentimentos e contradições ainda presentes em homens e mulheres da atualidade. “Capazes de amar muito… mas também de odiar (e muito!)”, observou o Santo Padre.
A alegria e a festa do povo que aclamou Jesus Cristo como o Senhor é esmorecida, de acordo com Francisco, pelos irritados e amargurados, que se consideravam justos e fiéis à lei e aos preceitos rituais. “Uma alegria intolerável para quantos perderam a memória e se esqueceram das inúmeras oportunidades por eles usufruídas. Como é difícil, para quem procura justificar-se e salvar-se a si mesmo, compreender a alegria e a festa da misericórdia de Deus! Como é difícil, para quantos confiam apenas nas suas próprias forças e se sentem superiores aos outros, poder compartilhar esta alegria!”, trecho da exortação Evangelii gaudium, de autoria do Papa, citada por ele durante a homilia.
O grito “Crucifica-o” é atribuído pelo Santo Padre a todos os homens e mulheres que, para defenderem sua posição, desacreditam especialmente quem não pode se defender. Grito produzido por intrigas da autossuficiência, do orgulho e da soberba. Deste modo, o Pontífice afirma silenciar-se a festa, a esperança, os sonhos, a alegria, o coração e a caridade do povo.
“É o grito “Salva-te a ti mesmo” que pretende adormecer a solidariedade, apagar os ideais, tornar insensível o olhar”. Diante dos vários gritos e vozes da Paixão do Senhor, Francisco recomenda como antídoto aos cristãos, o ato de olhar a cruz de Cristo e deixar-se interpelar pelo seu último grito. “Cristo morreu, gritando o seu amor por cada um de nós: por jovens e idosos, santos e pecadores, amor pelos do seu tempo e pelos do nosso tempo. Na sua cruz, fomos salvos para que ninguém apague a alegria do Evangelho; para que ninguém, na própria situação em que se encontra, permaneça longe do olhar misericordioso do Pai”, suscitou.
Olhar a cruz de Cristo é vista pelo Santo Padre como uma oportunidade do ser humano questionar prioridades, escolhas e ações, e repensar sua sensibilidade face a quem passa ou vive momentos de dificuldade. “Jesus continua a ser motivo de alegria e louvor no nosso coração ou envergonhamo-nos das suas prioridades para com os pecadores, os últimos, os abandonados?”, questionou.
Aos Jovens
“Um jovem alegre é difícil de manipular”. A frase de Francisco faz menção a um dos motivos de irritação daqueles que se incomodaram com a alegria suscitada por Jesus ao entrar em Jerusalém. De acordo com o Papa, muitos quiserem calar a juventude, inclusive os fariseus, mas foram repreendidos por Jesus: “Alguns fariseus disseram-Lhe, do meio da multidão: ‘Mestre, repreende os teus discípulos’. Jesus retorquiu: ‘Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras’ (Lc 19, 39-40).
Fonte: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/no-domingo-de-ramos-papa-adverte-sobre-contradicoes-na-fe/
Confira fotos da Caminhada do Domingo de Ramos
A paróquia celebrou uma caminhada que é tradição no mundo todo, por voltas 18h30 iniciou saindo da Igreja Sagrado Coração de Jesus com chegada na matriz, dezenas de fiéis estiveram presente na abertura oficial da semana santa.
sábado, 17 de março de 2018
Acólitos Realizam Encontro
Foi um sábado em que a igreja estava cheia de voluntários, encontro com pastorais, ministros e Acólitos, pois esse encontro aos tradicionais coroinha foram debatidos assuntos de fundamental importância para os membros que ajudam no momento da missa, quem esteve na formação foi o coordenador Háviner.
Paróquia realizou formação Sobre o Dízimo
Mais um encontro aconteceu para enriquecer mais ainda a área do dízimo, quem esteve na formação foi o Sr. Márcio, que explicou sobre os trabalhos dos agentes, e tirou dívidas em várias pergunras sobre o assunto debatido.
Esses encontro servem para adquirir mais conhecimento para atua na área, e claro levar aos dizimistas a boa nova, sendo que eles também frequentem a igreja, como nós sabemos tem dizimista que contribui e participa dos eventos da paróquia, e existe o que contribui mas não participa. Dentro desse encontro devemos destacar a importância do dízimo para o católico e para igreja.
Esses encontro servem para adquirir mais conhecimento para atua na área, e claro levar aos dizimistas a boa nova, sendo que eles também frequentem a igreja, como nós sabemos tem dizimista que contribui e participa dos eventos da paróquia, e existe o que contribui mas não participa. Dentro desse encontro devemos destacar a importância do dízimo para o católico e para igreja.
domingo, 11 de março de 2018
Festejos de São José Inicou no Torto
Uma das mais tradicionais festas religiosa iniciou no sábado dia 10, como é tradição em várias cidades do Ceará, a festa de São José é sempre popular e bastante participativa, no distrito do Torto também é bem frequentada pelo católicos de lá, a festa vai até o dia 19 data em que é comemorado dia de São José.