segunda-feira, 21 de maio de 2018

Jornal Correio da Semana Destacou Paróquia Santa Terezinha


Paróquia de Santa Teresinha de Jaibaras prepara jubileu de 10 anos de criação´



No dia primeiro de outubro de 2008, foi erigida a paróquia de Santa Terezinha em Jaibaras. A solene concelebração eucarística foi presidida pelo então Bispo Diocesano Dom Antonio Fernando Saburido, com a participação de boa parte do clero de Sobral, inclusive Pe. Raimundo Ítalo Arcanjo, pároco indicado da paróquia em ereção, além de várias religiosas, seminaristas da Diocese de Sobral e considerável número de fiéis da comunidade e de muitas outras. A paróquia se prepara para celebrar o jubileu de 10 anos de criação neste ano.
O povo da Paróquia de Jaibaras é acolhedor,  missionário e vivencia constantemente a adoração eucarística. A paróquia está dando prosseguimento à caminhada do Plano Pastoral Diocesano, com o estudo do documento 100, que trata da 4ª urgência Pastoral: Comunidade de Comunidades. Também começará os estudos de setorização da paróquia. Na estrutura física a previsão é a conclusão do teto (forro) na capela Sagrado Coração de Jesus, além da troca do Sacrário da Igreja Matriz.
Nossa Senhora de Fátima é padroeira de duas capelas da Paróquia de Santa Teresinha de Jaibaras: Aprazível e Alto Alegre (Jaibaras) cujas festas são celebradas no mês de maio. A padroeira Santa Teresinha é festejada em outubro juntamente com a devoção a São Francisco em três capelas (Cedro-Jaibaras, Ipueirinha-Jaibaras e Beira do Rio-Torto), além de Nossa Senhora Aparecida (Maracajá-Jaibaras). O pároco é o Padre Francisco Fábio Gomes Ferreira.
Entre os principais eventos do ano estão Paixão de Cristo, Congresso da Juventude e Dia do Pobre. As principais pastorais são Dízimo, Pascom, Misericórdia, Acolhimento, Música, Batismo, Liturgia, Catequese, Coroinhas, Família, Juventude, Sobriedade, Idosos. Entre os movimentos destaque para Terço dos Homens, Legião de Maria, Mãe Rainha, Projeto Santa Mônica, Infância e Adolescência Missionária (IAM).
Igreja Matriz
A construção da primeira capela de Santa Teresinha em Jaibaras deu-se logo após a construção do Açude Ayres de Sousa em 1931, em razão do crescimento do perímetro; a idéia de construir a capela foi do então Bispo Dom José Tupinambá da Frota, com a diligência do Vigário Vicente Martins. A igreja era de estilo antigo, com uma estrutura grande. Havia três altares centrais: o principal de Santa Teresinha, outros de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Na época da construção dos canais de irrigação, o chefe da obra Sebastião Abreu, percebeu que uma parede da igreja estava rachada, e logo entendeu que a igreja iria desmoronar. A igreja foi demolida no ano de 1949. No ano de 1980 mais ou menos Mons. Sabino Loiola reconstruiu a igreja de Santa Teresinha um pouco mais a frente do lugar da antiga igreja.
A Paróquia Santa Teresinha está localizada no distrito de Jaibaras como sede; foi desmembrada da Paróquia do Patrocínio, abrangendo todo o seu território à exceção das comunidades denominadas Córrego da Onça e Setor VI que permanecem afiliadas à paróquia do Patrocínio.
Distrito de Jaibaras
Antiga Fazenda Pirambéba (em razão de um pequeno lago que continha piranhas), o distrito de Jaibaras surgiu em torna do Açude Ayres de Sousa. Com a seca de 1932, o então Presidente Getúlio Vargas (1930-1945) criou o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para combater a seca que trazia muito sofrimento para o povo nordestino. Uma das obras do recém criado departamento foi a construção do açude que receberia  o nome do Engenheiro Responsável pela Obra: Dr. Ayres de Sousa.
Em torno desta obra começou a construção das casas dos trabalhadores que com suas famílias chegaram à fazenda para trabalhar na construção do açude. Com a construção do açude, surgiram as grandes fontes de renda do distrito como a piscicultura e agricultura. (Com informações da Pascom e de Pe. Wirmerson F. de Sousa).
Capelas
Capela Sagrado Coração de Jesus (Jaibaras)
Capela de São José (São José do Torto)
Capela de Nossa Senhora de Fátima (Aprazível)
Capela de Nossa Senhora de Fátima (Alto Alegre-Jaibaras)
Capela de São João Batista (Pedra de Fogo)
Capela de São Pedro e São Paulo- (Bairro Barragem-Jaibaras)
Capela de Nossa Senhora do Carmo (PauD’Arco-Aprazível)
Capela de São Domingo de Gusmão (São Domingos-Jaibaras)
Capela de Nossa Senhora Aparecida (Maracajá-Jaibaras)
Capela de São Francisco (Ipueirinhas-Jaibaras)
Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Setor III)
Capela da Imaculada Conceição (Ponta da Serra- Pedra de Fogo)
Capela de São Vicente (Setor I- Jaibaras)
Capela de São Francisco-Cedro-Jaibaras.
Capela de São  Francisco-Beira do rio-Torto.
Capela de N. Senhora das Graças-Jarina- Jaibaras.
Párocos/Vigários
Padre Raimundo Ítalo Arcanjo – 01/10/2008 a 2011
Padre Wirmerson Ferreira de Sousa – 20/02/2011 a 2015
Padre Francisco Fábio Gomes Ferreira –  01/11/2015 a atual

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial